22/07/2014

Ericeira recebe Portuguese Surf Film Festival

Surfistas na Ericeira há muitos e talvez por isso poucos locais estariam tão bem preparados para receber um festival dedicado ao melhor do cinema de surf. Se juntarmos à receita música ao vivo, DJ's e arte, temos os ingredientes que compõem o programa do Portuguese Surf Film Festival que no dia 24 inicia a sua 3ª edição.



Há também espaço para uma vertente competitiva, não na água, mas na tela, e serão atribuídos prémios em cinco categorias a concurso: melhor filme de surf (Surf Film Best), melhor filme em sustentabilidade (Sustainability Best), melhor curta (Shorts Best), prémio do público (Audience Award) e melhor banda sonora (Soundtrack Best).








Winter, Rail to Rail, Catch It, Source to Sea, Learning to Float, Mar Sem Fim e Invasion são as curtas-metragens que fazem parte do cardápio.


Winter
Realização: Gabriel Novis
Sinopse: "Não reparas na beleza de um cristal branco que cai do céu, mesmo na ponta do teu nariz. É tão real quanto a geada que roi as unhas, mas não tão relevante. O inverno entra no teu corpo antes 
da cidade estar coberta de branco. O sol aparece mas não deixa os raios de sol tocarem-te. As estações mudam permanentemente, mas não a memória de um Dezembro escuro."

Rail To Rail
Realização: Joel Sharpe
Sinopse: "Zacundo cresceu a pedir pranchas de bodyboard emprestadas, mas ele utilizava-as como mais ninguém. Numa pequena vila de El Salvador, Rail to Rail é a história de um surfista equipado com pouco mais do que uma bodyboard and a sua ingenuidade, surfando da forma como ele sempre gostou."

Catch It
Realização: Sarah Menzies
Sinopse: "Habituada a uma vida na estrada, a francesa  Léa Brassy e o seu estilo de vida nómada, aproveita uma pausa no break de Unstad nas ilhas Lofoten a norte da Noruega. Troca o bikini por um fato grosso e liga-se às montanhas circundantes, ao surf Ártico e à vida simples. Seja a remar para uma onda, ou 
em busca de uma paixão, Lea relembra-nos que se for a altura certa, we have to Catch It."

Source to Sea
Realização: Matt Crocker, James Dean 
Sinopse: "Um grupo de surfistas natos embarcam numa viagem pouco usual. Eles planeiam remar 175 milhas ao longo do rio mais comprido da Grã Bretanha, o infame Rio Severn. A equipa parte desde as montanhas do País de Gales, até à lamacenta ribeira do canal de Bristol. E mais, eles farão esta viagem navegando aquilo que mais se associa ao mar turquesa do Hawai: numa pranchas insufláveis de Stand Up Paddle."

Learning to Float
Realização: Brendan Calder 
Sinopse: "Aos 12 anos,  Giovanni Douresseau pesava cerca de 127 kilos quando foi levado para uma surf trip. Ele apaixonou-se pela sensação de deslizar uma onda e conheceu um mentor que o ajudou a transformar a sua vida. 10 anos mais tarde, Giovanni com menos 45 kilos, procura dar a crianças em situação de exclusão o presente de surfar, tal como tinha recebido muitos anos antes."

Mar Sem Fim
Realização: Sachi Cunningham
Sinopse: “Mar Sem Fim é um projecto pioneiro de descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas. A viagem começa em São Miguel nos Açores."

Invasion
Realização: Fred Berho, Thomas Larocca
Sinopse: "Os surfistas Jerome Sahyoun e Axi Muniain não foram de todo os primeiros a colocarem luzes ED nas suas pranchas, but foram os primeiros a fazer um filme de surf e associarem-nos a uma invasão. Numa noite escura em Marrocos,  Sahyoun e Muniain apanharam uma onda e iluminaram-na, quase parecendo uns invasores vindos do espaço."

Sem comentários:

Enviar um comentário