29/04/2014

Handicap



Realização: Iris Reis
Produção: Carla Sequeira
Elenco: Pedro Cunha, Marlene Sequeira, Sergey Rasskazov & Carloto Cotta
País: Portugal
Ano: 2010
Duração: 2'
Página de Facebook

A 28 de Abril morreu o actor Pedro Cunha, conhecido do grande público pela sua participação na série Riscos e as telenovelas Rosa Fogo e Doida Por Ti. Menos conhecidas são as curtas-metragens onde podemos ver este actor, entre elas a Handicap, que em 2010 fez parte da selecção oficial do festival Prix Europa. Nesta curta ficamos a conhecer um barman português não fala nenhuma outra língua além da sua e confronta-se com uma série de clientes diferentes nacionalidades, todos desejosos de beber uma cerveja.


Podemos também ver Pedro Cunha nas curtas-metragens Pontas Soltas e Vagô, não disponíveis online.


26/04/2014

A Noite Saiu à Rua



Realização: Abi Feijó
Produção: Filmógrafo
País: Portugal
Ano: 1987
Duração: 4'


Curta-metragem de Abi Feijó que esteve na génese do Filmógrafo - Estúdio de Cinema de Animação do Porto, onde podemos ver uma panorâmica em recotes sobre o antigo regime. Baseada em desenhos de João Abel Manta e com músicas de José Afonso, a sinopse reza assim:
"As noites são dias escondidos do outro lado dos nossos desejos. Mas algumas permanecem como sombras flutuantes a deformar as imagens indefesas do quotidiano. Rostos feridos de ausência, figuras hirtas de silêncio, terras salpicadas de sangue... E vamos morrendo adormecidos, indiferentes, até que as manhãs aconteçam."

23/04/2014

Con qué la lavaré?



Realização: Maria Trénor
Produção: Clara Trénor
Argumento: Joaquin Ojeda, Maria Trénor
Música: Anónima Século XVI
País: Espanha
Ano: 2003
Duração: 10'

Fiquem com a curta vencedora do Grande Prémio de Curta-Metragem na primeiríssima edição do IndieLisboa em 2004. Con qué la lavaré? venceu 14 prémios nacionais e internacionais, entre eles a Berlinale International Film Festival, e fez parte da selecção oficial de festivais de renome como o Sundance Film Festival.

O filme começa com um travesti que se prostitui no bairro chinês de Valência.Chega a casa de madrugada e ao espelho, enquanto tira a maquilhagem, começa a interpretar Con qué la lavaré?, uma antiga peça musical do século XVI (letra mais abaixo), lembrando tudo o que aconteceu no seu dia de trabalho. Os desenhos desta animação, uma interpretação livre da peça renascentista, têm como fonte de inspiração importantes artistas plásticos homossexuais ou obras de temática homossexual do século XX, bem com alguns filmes.


¿Con qué la lavaré
la tez de la mi cara?
¿Con qué la lavaré,
Que vivo mal penada?
Lávanse las casadas
con agua de limones:
lávome yo, cuitada,
con penas y dolores.
¿Con qué la lavaré,
Que vivo mal penada?

O IndieLisboa está a chegar


E é já amanhã! A primeira década do festival de cinema independente passou a correr e esta 11ª edição do IndieLisboa continua a trazer algumas novidades, como é o caso do programa especial “República dos Cravos – 25 de Abril Sempre”, o regresso da secção "Herói Independente" e a consagração do evento "IndieMovingImage".

Realizadores desconhecidos partilham o público com outros mais consagrados e como sempre as curtas-metragens vão estar presentes nas competições nacional e internacional, com destaque para A Caça Revoluções, de Margarida Rêgo e Boa Noite Cinderela, de Carlos Conceição, que fazem parte da selecção do Festival de Cannes (A Caça Revoluções seleccionada para a Quinzena dos Realizadores e Boa Noite Cinderela para a secção competitiva da Semana de Crítica).

A Caça Revoluções

Boa Noite Cinderela

Este ano está também de parabéns o Indie Júnior que comemora 10 aninhos e onde se podem ver muitas curtas-metragens destinadas a crianças, pequenas ou grandes.

Download do programa completo em PDF aqui.

19/04/2014

Curta OOBE vai começar a rodar

"O que guia este filme é a enorme vontade de criar uma experiência cinematográfica memorável, que toque o espectador a um nível transcendental". Assim se lê na página de crowdfunding da curta-metragem OOBE, de alunos finalistas da Licenciatura em Cinema, Video e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades em Tecnologias em Lisboa. Joana Maria Sousa e Manuel Carneiro são os realizadores. O objectivo de angariação de fundos já foi alcançado, o que em nada impede de ficar a conhecer mais um pouco do trabalho em curso.

A curta segue os passos de Gui que procura uma saída do Ferro-Velho. "Queremos que Gui encontre a saída. Queremos que Gui consiga emergir, que volte à superfície e se reencontre, seja lá o que for necessário para que isso aconteça".


A página oficinal de Facebook fica aqui e mais em baixo um video com o trailer oficial e comentários dos dois realizadores.

10/04/2014

E as curtas premiadas no FESTin foram...


Terminou ontem a 5ª edição do FESTin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa com a atribuição de prémios em diversas categorias, entre elas as nossas queridas curtas-metragens.

O prémio do júri para Melhor Curta Metragem foi para Acalanto, do realizador brasileiro Arturo Sabóia, uma adaptação do conto "A Carta", do escritor moçambicano Mia Couto, e que foi exibida no Festival de Cannes.


O júri atribuiu uma Menção Honrosa ao documentário Leve-me Pra Sair do também brasileiro José Agripino (Coletivo Lumika). Um trabalho que explora a visão de um grupo de adolescentes gays da cidade de São Paulo.

O público elegeu para Melhor Curta-Metragem uma produção portuguesa: Perto, de José Retré. A curta conta a história de um emigrante que quer conhecer o filho acabado de nascer, mas no país de origem. Mas terá de convencer o patrão a deixá-lo viajar.


07/04/2014

Há curtas na "8 1/2 Festa do Cinema Italiano"


É já a 7ª edição do festival que celebra o que de melhor se faz no cinema italiano. Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Loulé são as cidades que o vão receber, este ano sob o tema "Família Italiana - La Famiglia".

Para já só está disponível o programa para Lisboa , de 10 a 18 de Abril no Cinema São Jorge, com duas sessões também na Cinemateca Portuguesa e Hotel Tivoli. Mas aqui fala-se de curtas-metragens e haverá uma secção só para esse efeito no dia 12 de Abril, chamada Il Corto e onde irão ser exibidas seis curtas-metragens.

Também no dia 12 de Abril, a 8 1/2 Festa do Cinema Italiano irá apresentar duas produções, com cerca de 20 minutos cada, do Giffoni Film Festival (um festival de cinema para os mais novos) em parceria com várias entidades escolares italianas.

01/04/2014

Telling Lies



Realização, Argumento: Simon Ellis
Produção: Jane Hooks
Elenco: Tim Cunningham, Sarah Tutt, Juliet Jones, Shaun Mechen, Penn Linfield
País: Reino Unido
Ano: 2000
Duração: 4'

E porque hoje é Dia das Mentiras e porque a curta Fool's Day do realizador Cody Blue Snider ainda anda a fazer a ronda dos festivais (e pode ser que um dia encontre um lar na grande rede global), a Casa dessarrumou a internet toda para encontrar uma curta digna de 1 de Abril para os seus inquilinos. E aqui está. Comecemos pela sinopse: Na manhã depois da noite anterior, uma rápida espiral de telefonemas desastrosos ameaça destruir o dia de Phil.
Feita inteiramente com legendas animadas, esta curta-metragem do conceituado realizador Simon Ellis expõe lado a lado "aquilo que dizemos vs aquilo que estamos a pensar". Telling Lies levou para casa o prémio do público em dois festivais de cinema: Hamburg International Short Film Festival e Bitfilm Festival. Faz ainda parte do DVD 'Cinema 16: British Short Films'.